Bom, pra começar, acabei de ler no G1 (http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/01/defesa-civil-e-crea-confirmam-que-obra-era-feita-em-predio-que-desabou.html) que duas obras que eram realizadas no prédio eram ilegais, não haviam registros no CREA (conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e na prefeitura.
Aí eu me faço uma pergunta: vale a pena estudar cinco ou mais anos, perder noites de sono, perder momentos de lazer, estudando uma coisa que você, teoricamente, vai fazer durante a sua vida inteira, e colocar o seu próprio nome em risco assumindo uma obra ilegal?
Até o momento não ouvi falar em responsáveis técnicos pela obra, o que é ainda mais perigoso, operários, sem nenhuma formação técnica específica na área, assumirem sozinhos a execução de uma obra... e então surge outra dúvida: cadê a fiscalização?
A obra era ilegal porque não tinha registros no CREA e na prefeitura. Ok. Mas quantas outras obras ilegais não existem por aí? E o que controla isso? Pois é... a fiscalização falhou e aliás, vive a falhar quando se trata desse assunto.
Uma coisa que fica pra refletir: Engenharia é uma ciência exata, porém lida com vidas, é tão responsável pela vida e integridade das pessoas quanto a medicina. Uma prova disso é: já são 3 corpos sem vida encontrados nos escombros. Estamos falando de 3 vidas, de 3 famílias que irão ter que conviver com um vazio no peito o resto de suas vidas, por perderem alguém de uma forma tão trágica.
É pra se pensar...
Algumas fotos da tragédia:


